CICLISMO EM VOTUPORANGA

CICLISMO EM VOTUPORANGA
ACOMPANHE O DIA A DIA DOS "PÉ DE FRANGO"

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ESPIGA DO GARFO (NÃO É DE MILHO !!!)

Quando a Caloi comercializava a Caloi Strada (o último modelo na cor branca) muitos consumidores reclamaram do aparecimento de trincas no garfo de carbono/alumínio, na parte do ombro do garfo (na junção entre as braços de carbono e o bloco de alumínio que possui o furo para fixação da ferradura do freio e a espiga do garfo). A Caloi alegou que as rachaduras eram no acabamento (tinta) e não no material estrutural. Mesmo assim, atendendo aos clamores dos consumidores fez a troca do garfo (somente para os reclamantes). Quem já assistiu a algum vídeo de tombo ou ficou sabendo das consequências de quedas em virtude de quebra do garfo tem realmente que ficar preocupado. Recentemente percebi na minha bike uma certa trepidação/jogo no guidão. Eu sei que o cubo dianteiro (Shimano 2200) está com jogo e precisando de manutenção no eixo. Já fiz a limpeza e lubrificação inúmeras vezes e também sei que a pista das esferas tem uma leve irregularidade que não permite apertar muito os cones e, por isso, fica uma pequena folga. Pensei que a trepidação sentida fosse em decorrência do cubo. Mas, para não ficar na dúvida, resolvi inspecionar o garfo, retirando-o para ver se não haveria alguma trinca, seja nos braços ou na espiga. Felizmente, encontrei tudo em ordem, limpei, remontei e fiquei mais tranquilo. Agora resta cuidar do cubo. Na verdade está na hora de comprar um par de rodas mais leves, contudo, as prioridades no momento são outras. Deixo a recomendação para você também inspecionar o garfo periodicamente e tomar a precaução de fazer o aperto dos parafusos da mesa com cuidado, principalmente se a espiga for de carbono. Fique atento também ao levar sua bike em alguma oficina não tão especializada, pois o aperto em demasia da mesa pode danificar e/ou trincar a espiga, e naquela ladeira com asfalto meio esburacado (como as de Cardoso) você se ver com o guidão solto, não quero nem imaginar o que vai acontecer. CLIQUE AQUI para ver outras fotos.

2 comentários:

  1. Ola amigo! Tenho uma speed gt series 5. Comprei ela usada em uma lojaaqui em fortaleza, depois de 2 anos de uso percebi uma trinca nos dois lados do garfo, me aconscelharam a trocar.Comprei o garfo de outra marca mas que cabe nela, porém esteticamente fica horrível.raspei com uma lixa na trica e percebi que meu garfo era de carbono com espiga de aluminio e n identifiquei trincas debaixo da pintura que no caso era a junção carbono/aluminio. O garfo emite um som quando estou fazendo uma curva(estralo), mas muito pouco. Devo me preocupar e realmente trocar?Deixei de pedalar com medo e estou perdendo a vontade por causa disso.Acho que irei adquirir outra bike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que quando lançaram uma edição das Caloi Strada, uma série de consumidores reclamou sobre trincas no garfo de carbono. A maioria relatou que era estético apenas, sem dano no carbono. Mesmo assim solicitaram a troca (acionaram a garantia). É muito incomodo pedalar com a bike fazendo ruídos. Geralmente os barulhos são sinais de que algo está trabalhando de maneira forçada ou incorreta. No seu caso, a questão do ruido do garfo pode ser um dos rolamentos da caixa de direção. Precisa ir revisando as partes para achar (e eliminar) a fonte do ruído. Se for realmente do garfo, eu pensaria seriamente em substituir, pois é um item que, se quebrar, fatalmente ocasionará a queda do ciclista (e os relatos de quedas por quebra de garfo não são nada animadores). Experimente arrumar um garfo emprestado e faça um teste para verificar se o ruído desaparece. E seja perseverante. Não desanime. Pedalar é um hobby muito prazeroso. Abraço.

      Excluir