CICLISMO EM VOTUPORANGA

CICLISMO EM VOTUPORANGA
ACOMPANHE O DIA A DIA DOS "PÉ DE FRANGO"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Manutenção no câmbio traseiro XT

Tempos atrás aconteceu um "chain suck" na minha bike (chain suck é quando a corrente fica presa entre o quadro e a coroa; no meu caso, como uso duas coroas, ao trocar de coroa a corrente ficou presa) e o cage do câmbio traseiro misteriosamente veio todo para frente, a tal ponto de eu ter que voltá-lo para trás manualmente e com certa força. Desde então observei que a corrente ficava meio folgada quando usava os cogs menores do cassete. Tomei coragem e resolvi desmontar o câmbio para limpar, lubrificar e ver o que estava errado. Assisti aos vídeos do Thiago Mecânico (vídeos abaixo) e desmontei. Meu câmbio é um Deore XT com Shadow. Verifiquei que a mola de tensão do cage havia deformado um pouco. Procurei a mola para comprar e nada de achar no Brasil, nem usada. Fui em algumas oficinas e as molas que haviam lá estavam piores que a minha. Pensei em comprar um câmbio usado, mas os preços estavam altos. Precisava comprar um câmbio igual, ou que tivesse a mesma mola, pois em minhas pesquisas descobri que há pelo menos três tipos de molas nos câmbios Shimano (conforme a imagem abaixo, a minha é o modelo com a letra B). Então, se você tiver um problema semelhante, fique sabendo que irá encontrar dificuldades em sanar esse problema. Eu resolvi montando com a mesma mola, porém encaixando a ponta dela no primeiro buraco de encaixa que há no câmbio, o que fez com que ela ficasse com mais tensão. Resolveu e está funcionando muito bem, felizmente!


Desmontagem do câmbio:

Montagem do câmbio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário