Recentemente troquei os pneus da mtb. Até então eu utilizava os Specialized Fast Trak (2.2 S-Works na frente e 2.0 Control atrás, ambos com câmara de ar, aro 29). Eram os pneus originais (que vieram na bike) da Stumpjumper. As experiências que tive com pneus de mtb foram os Rubena Ocelot 2.1 e Pirelli Scorpion 2.0, que utilizei na primeira mtb, uma Caloi Explorer 10. Mas, quando rodei com os Specialized Fast Trak na Stumpjumper, parecia que estava em outro mundo. Como esses pneus da Specialized rolam bem! É uma pena que custam caros. Por conta do valor, troquei por Continental Cross King 2.3 na frente e Race King 2.2 atrás, ambos na versão Performance. Segui a opinião de algumas postagens na internet dizendo que o Cross na frente daria mais estabilidade em curvas (nem faço tantas curvas perigosas) e o Race atrás daria rolagem. A ideia inicial era colocar dois Race King 2.2 na bike. Mas, resolvi experimentar o Cross King. Após instalar os pneus na bike, achei meio estranho a "desproporção" do 2.3 com cravos bem salientes na dianteira e o pneu mais liso na traseira (agora já me acostumei com o visual). O Race King tem medida máxima 2.2 (até agora, janeiro de 2020) e ficou bem próximo do chainstay (Stumpjumper 2015 Carbon). Na dianteira, a suspensão Rockshox Reba tem espaço de sobra. As impressões que senti sobre os pneus são as seguintes: a) o Cross King realmente deixa a frente bem estável; em trechos de asfalto, ele segura um pouco a rolagem, nos degraus entre pista e acostamento ele faz a bike endireitar abruptamente chegando assustar (por causa dos grandes cravos das extremidades); na terra batida, assim como no asfalto, senti a bike rolar com menos facilidade em relação aos Fast Trak; no areião a conversa é outra, deixando a bike bem estável (a frente "dança" bem menos e se perde menos velocidade com isso) talvez pela medida (2.3) e os cravos laterais. b) o Race King se comportou igual ao Fast Trak; no asfalto desliza fácil, no estradão também, nos bancos de areia ele "se enfia" e faz a bike "dançar". A conclusão a que chego é: quem anda predominantemente em estradões de terra batida e asfalto, coloque dois Race King. Quem anda mais em estradões com trechos de areião, coloque Cross King na frente e Race King atrás. Quem anda por estradas ruins, com muitas pedras soltas, barro, buracos, etc, Cross King na frente e atrás. Quanto à largura do pneu, dizem os especialistas que pneus mais largos, ao contrário do que se pensa, rolam mais, aconselho 2.3 na frente e na traseira vai depender do quanto seu quadro permite. Os Continental são excelentes pneus, recomendo você comprá-los na próxima troca. Futuramente, falo sobre a durabilidade. Em tempo, ainda rodo com câmaras de ar. O plano é convertê-los em tubeless.
Nenhum comentário:
Postar um comentário