CICLISMO EM VOTUPORANGA

CICLISMO EM VOTUPORANGA
ACOMPANHE O DIA A DIA DOS "PÉ DE FRANGO"

quinta-feira, 8 de abril de 2021

As reais desvantagens do tubeless na bike

Kit que carrego: câmara de ar, CO2 e kit remendo (faltou a bomba manual).

Há muitos sites e vídeos explicando as vantagens e desvantagens de se usar tubeless na bike. Geralmente apontam mais vantagens que desvantagens. Então, para não chover no molhado, pretendo sair da superfície e aprofundar um pouco mais no assunto.

Converter para o sistema tubeless tem um custo inicial. Primeiro, é essencial que os pneus sejam apropriados para a conversão. Se não forem, ao inflar os pneus, eles vão ficar merejando o selante pelas laterais (que não tem a composição correta de borracha para torná-los "impermeáveis"). Além dos pneus, será necessário tirar as fitas convencionais dos aros e substitui-las por fitas apropriadas para o sistema tubeless (eu usei Silver Tape e até agora está tudo em ordem). Também será necessário um par de válvulas com núcleos removíveis. Essas válvulas têm a vantagem de facilitar a inserção do líquido selante, de facilitar a inflação dos pneus e também de desobstruir as válvulas quando o selante cria uma camada que entope a passagem do ar. Será necessário também o líquido selante (inicialmente 120 ml para cada pneu). Esse é o ponto de partida.

Uma vez montado o sistema, muitos argumentam que com o tubeless não é necessário mais se preocupar com furos. Isso não é verdade, pois a preocupação com os furos se torna ainda maior.

Prova disso é o uso e manutenção do selante dentro do pneu. Usando tubeless o pneu vai continuar furando e para evitar que o pneu esvazie, usa-se o selante, que coagula ao sair pelo furo. É necessário ficar atento para não deixar o pneu sem selante "fresco", pois o mesmo acaba secando com o tempo ao criar uma crosta emborrachada por dentro do pneu. Recomenda-se repor o selante a cada três meses (aproximadamente 60 ml em cada pneu) e periodicamente retirar a crosta interna, o que dá trabalho. Então, se você estiver pedalando bem distante de casa, e o pneu furar e estiver sem o selante em dia, ou você vai ficar a pé ou vai ter que colocar uma câmara de ar.

Outra desvantagem do tubeless é quando o furo é grande demais para o selante conseguir vedar. Nesse caso, vai vazar ar e selante, e você vai ficar à pé se não tiver o kit reparo de tubeless composto do macarrãozinho e do espeto. Portanto, além da verificação periódica do selante, aqueles que são prevenidos precisam carregar o tal kit reparo. Sem o kit, ao furar seu pneu convertido em tubeless, você vai ter que colocar uma câmara de ar para conseguir chegar em casa pedalando.

Outra desvantagem do tubeless é quando o pneu esvazia completamente. Se o pneu descolar do aro, você vai precisar de um compressor de ar para inflar o pneu. Imagine que você está pedalando no meio do mato e tem um problema desse. Onde você vai encontrar um compressor de ar. Talvez alguma fazenda mais equipada tenha um recurso desse. Caso contrário, você vai precisar andar com um cilindro de CO2 para inflar seu pneu. Sem ele, você vai ter que colocar uma câmara de ar para seguir pedalando.

Portanto, se você é prevenido e não deseja incomodar ninguém para te buscar de carro devido a um pneu furado convertido para tubeless, você vai precisar carregar uma câmara de ar, CO2 e um kit reparo, fora a bomba de ar manual; ou seja, de qualquer maneira, vai precisar da câmara de ar. Ou seja, se antes você carregava uma câmara de ar reserva e a bombinha manual, agora vai precisar de mais alguns acessórios para não ficar à pé.

Alguns ainda argumentam que com o tubeless a pedalada fica mais macia devido a poder andar com a pressão mais baixa, o que seria inviável se usasse câmara de ar, por conta do risco de alguma pancada "morder" a câmara. Sem dúvida, com a pressão mais baixa a pedalada fica bem mais confortável. Porém, como acontece com automóveis e motocicletas que rodam com os pneus descalibrados e o consumo aumenta, rodar com a pressão mais baixa na bike também aumenta a resistência à rolagem, fazendo você dispender mais energia e força, ficando mais cansado.

Portanto, há vantagens e desvantagens em usar tubeless. A vantagem que vejo é a probabilidade bem menor de você interromper o pedal por causa de um furo no pneu. Isso é fato. Na grande maioria das vezes o pneu vai furar, o selante vai vedar, e você nem perceberá que isso aconteceu. Mas, se você faz pedais longos e para lugares remotos onde nem sempre o sinal do celular pega, nem há recursos próximos para te socorrer por conta de um simples pneu furado, fique atento ao equipamento que você talvez precise. Se os trajetos que você costuma fazer têm muitas pedras, buracos, raízes, o tubeless é quase uma necessidade. Se for mais estradões de terra, pneus com câmara de ar satisfazem muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário