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quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Trocar raio = trabalhão

Figura 1. Chave auxiliar para remover k7.
Dias atrás um dos raios da roda traseira da Caloi Explorer 10 (mtb) quebrou e resolvi eu mesmo fazer a substituição. Reuni a ferramentas e parei para analisar como seria o procedimento. Como o raio quebrada era do lado da catraca, teria que retirá-la. Mas, para o raio novo chegar ao niple, teria que remover o disco do freio também. Logo de cara percebi que não tinha a chave torx para remover o disco, e como era minha primeira vez na retirada da catraca, pensei que seria necessário a chave auxiliar (Figura 1) utilizada na extração do k7. Tirei a roda traseira, removi a blocagem e encaixei o extrator na catraca. Faltava uma chave de boca tamanho 24 para o extrator. Fui até à oficina de meu cunhado e de posse da chave tentei, lá mesmo, remover a catraca. Coloquei a chave auxiliar, encaixei o extrator e ... nada, nem sinal do extrator girar. Algo estava errado. Peguei a chave 24 mais a tork para tirar o disco e fui para casa. Abri o youtube e encontrei um tutorial que me ajudou muito. Resultado: a) para extrair a catraca não é necessário a chave auxiliar; b) precisa de muita força para girar o extrator da catraca (use uma morsa, conforme o vídeo, ou um cabo alongador, ou um pedaço de madeira pesado para bater na chave; foi o que fiz). Extraída a catraca e o disco, passar o raio requer uma certa habilidade para não riscar o aro. Como raio colocado, aproveitei para limpar a rosca da catraca e do cubo e remontar tudo de novo. Ficou muito bom. Eu havia compra o raio novo no tamanho 285 mm. Deu certo, mas o tamanho ideal seria entre 288 mm - 290 mm. Abaixo o vídeo tutorial mostrando como remover a catraca.

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