CICLISMO EM VOTUPORANGA

CICLISMO EM VOTUPORANGA
ACOMPANHE O DIA A DIA DOS "PÉ DE FRANGO"

quinta-feira, 15 de abril de 2021

As mini bombas de ar que carrego nas bikes


Quando saímos para pedalar precisamos sempre estar prevenidos. Como ciclista é aventureiro e gosta de ir longe e experimentar caminhos novos, nem sempre nesses lugares existem recursos para uma eventual necessidade de socorro. Um pneu furado numa estrada remota e deserta pode acabar com a diversão e dar trabalho para familiares ou amigos que precisarão te buscar. Muitas vezes uma simples bomba de ar faz falta. Nas minhas bikes (road e mtb) sempre carrego as tais mini bombas, cujos suportes vão fixo no quadro. Levar uma mini bomba é importante; mais ainda é que ela seja funcional. Certa vez, numa necessidade de encher um pneu de um amigo, outro amigo que tinha uma bomba tomou a iniciativa e, com boa vontade, resolver ajudar. Porém, a bomba estava muito ruim (não enchia) e acabou esvaziando ainda mais o pneu. Como a câmara de ar era de bico grosso e os demais só tinham bomba para bico fino, tivemos que trocar a câmara de ar para resolver o problema.

Já experimentei várias marcas e tamanhos. As que estou usando agora são da Specialized. Essas mini bombas da série AirTool são fora de série. São pequenas e muito eficientes. Existem modelos específicos para mtb e road. A da mtb privilegia volume de ar, enquanto a da road foca na pressão. O corpo das bombas são de alumínio e o cabo tem um encaixe giratório que a fixa no corpo, impedindo de ficar balançando ou vibrando durante o pedal. O bocal é intercambiável para válvulas finas e grossas, mas a válvula grossa não entra. Esse é um ponto negativo.

A foto acima mostra em detalhe a bomba de mtb. Além da saída de ar convencional (prateada), ela ainda conta com uma entrada para cilindro de CO2 e uma saída exclusiva para esse uso (em cor azul). 

A bomba da road veio nela quando comprei a bike. A da mtb comprei usada na internet (achei por um preço muito baixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário